OS ESPÍRITOS E AS REGRAS DE UMA PLACA VOTIVA DO KUNG-FU BRASILEIRO:
Iconografia, História e Religiosidade
Rodrigo Wolff Apolloni
José Otávio Aguiar
O Kung-Fu, nome pelo qual as artes marciais chinesas se tornaram conhecidas no Ocidente, é uma quintessência da civilização chinesa. Ele reúne séculos da história, da memória, da vivência marcial e da religiosidade da mais longeva das civilizações, a chinesa.
O Kung-Fu também produziu iconografia – imagens e símbolos repletos de significados, que, muitas vezes, acabam ocultos, em especial em ambientes de transplantação da marcialidade chinesa (caso do Brasil). Imagens e símbolos que concentram em si fragmentos do que é a China, seus valores, crenças e segredos.
Em “Os Espíritos e as Regras de uma Placa Votiva do Kung-Fu Brasileiro – Iconografia, História e Religiosidade”, Rodrigo Wolff Apolloni e José Otávio Aguiar – pesquisadores e praticantes de longa data de arte marcial chinesa – investigam a chamada “Placa Votiva” do Sistema Sino-Brasileiro de Kung-Fu, um dos mais prestigiados sistemas marciais chineses existentes fora da China. Fundado pelo grão-mestre Chan Kowk Wai em pleno “Boom Kung-Fu” da década de 1970, o Sistema Sino-Brasileiro de Kung-Fu colocou o público brasileiro em contato com conteúdos marciais tradicionais de alta qualidade, fortemente conectados aos valores da chamada Primeira República Chinesa (1912-1949).
A obra oferece uma tradução cuidadosa do texto chinês, conectando cada uma de suas partes a elementos do passado, dos valores e da religiosidade da China. E faz isso na forma de uma narrativa saborosa, ainda que concebida como uma pesquisa acadêmica de alto nível. Um convite, enfim, a uma viagem à China dos monges de Shaolin, de Confúcio, do herói mártir Yue Fei e sua corte, dos espíritos venerados e dos valores de uma verdadeira paideia chinesa.
A obra é apresentada por André Bueno (História, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil) e por Maria de Deus Beites Manso (História, Universidade de Évora, Portugal).
Sobre o livro
Especificações da publicação
Número de páginas
Número de páginas: 164
1ª edição
Ano de lançamento: 2023
ISBN: 978-65-995326-4-1
Papel de impressão
Para uma experiêcia mais agradável ao folhear, o livro foi impresso em papel polen bold 90g/m2. Com uma pegada mais firme e com páginas levemente amareladas.
Tamanho do livro
Impresso no formato 15,5 x 23, com acabamento aveludado na capa - o livro vai lacrado da própria editora diretamente para suas mãos.
Rodrigo Wolff Apolloni é jornalista e professor de Tai-Chi-Chuan e de Esgrima Chinesa em Curitiba. Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP e doutor em Sociologia pela UFPR, com pós-doutoramento em História pela UFCG.
José Otávio Aguiar é doutor em História e Culturas Políticas pela UFMG, com pós‑doutoramento em História pela UFPE. É professor da UFCG, em Campina Grande, onde leciona na graduação e na pós‑graduação em História e Recursos Naturais.