A arte de ver a arte asiática: história e olhar
qua., 13 de abr.
|Minicurso em 3 encontros
Através da análise de gravuras, pinturas, esculturas, objetos, vestimenta e mobiliário da China, Japão, Índia, Paquistão e Myanmar, iremos percorrer por aspectos da história e da cultura destes países.
Horário e local
13 de abr. de 2022, 19:00 – 27 de abr. de 2022, 19:00
Minicurso em 3 encontros
Guests
Sobre o evento
O minicurso tem por objetivo contar algumas das histórias da arte asiática, explorando os detalhes históricos, religiosos e simbólicos que se escondem em suas peças. É um passeio por aspectos civilizacionais de países como a China, Japão. Índia e Paquistão. Além dos professores Lina Saheki e Rodrigo Apolloni, dois grandes pesquisadores de arte asiática, quem melhor que o doador da maior coleção asiática da América do Sul, o embaixador Fausto Godoy, para contar essas histórias?
Para isso, iremos destacar algumas das 200 peças que fazem parte da Exposição Ásia: a Terra, os Homens e os Deuses, atualmente em exposção no MON. Uma pequena amostra das mais de 3000 peças que compõem o acervo do museu.
___________________________________________________________________________________
SOBRE A COLEÇÃO:
O Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, possui o maior acervo da América do Sul de Arte Asiática, podendo ser comparado aos grandes museus de arte da Europa e dos Estados Unidos. As três mil peças que compõem sua coleção foram doadas em 2017 pelo embaixador Fausto Godoy, um grande especialista no tema, com uma trajetória oficial (e de colecionador) de 16 anos em 11 países da Ásia.
Você pode se preparar para a palestra acessando o GOOGLE ARTS & CULTURE e o vídeo sobre a montagem da Exposição VÍDEO DA MONTAGEM.
_____________________________________________________________________________________
COMO VAI SER: O curso se dividirá em três encontros
13/04 - Nesse dia, em um encontro de duas horas - apresentaremos a coleção do embaixador Fausto Godoy e comentaremos algumas peças destacadas de sua coleção. Através da análise dessas peças, queremos lançar luz sobre a diversidade de funções e percepções sobre o belo.
20/04 - Neste dia, o nosso percurso será sobre a simbologia presente em elementos da Fauna e da Flora na arte asiática. Como esses elementos se relacionam com a história e com o folclore desses países. O que significa, na arte, a presença do bambu e do pinheiro? E quais as histórias relacionadas ao tigre e ao dragão, ou ao lendário Qilin? A partir dessa palestra, queremos apresentar um pouco dos símbolos que tanto se repetem na arte do Leste Asiático. Orientar o olhar para as histórias por trás desses elementos.
27/4- No último dia, o embaixador Fausto Godoy, o doador da coleção asiática ao Museu Oscar Niemeyer vai apresentar algumas das peças da sua coleção, explorando não só aspectos históricos e civilizacionais, mas também curiosidades relativas ao colecionismo. Ao final, responderá as perguntas dos participantes sobre arte asiática e colecionismo.
____________________________________________________________________________
QUEM VAI CONDUZIR O MINICURSO
FAUSTO GODOY
Doador da coleção com quase 3000 peças de arte asiática que hoje fazem parte do acervo do Museu Oscar Miemeyer, em Curitiba. Tornando o Museu o detentor da maior coleção asiática da América do Sul.
Cursou doutorado na Universidade de Paris (I), em Direito Internacional Público (1971). Tem diploma de Língua e Civilização Francesa pela Universidade de Paris-Sorbonne. Cursou História da Arte na École du Louvre (1973).
Ingressou na carreira diplomática em 1976. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Bruxelas (1978); Buenos Aires, (1980); Nova Delhi (1984); Washington (1992) e Tóquio (2001). Foi designado Embaixador junto aos governos do Paquistão (2004) e Afeganistão (2005).
Serviu posteriormente em Hanoi (2007); Consulado do Brasil em Tóquio; Escritório Comercial do Brasil em Taipé; e nas Embaixadas do Brasil em Bagdá (sediada em Amã), Daca, Astana e Yangon. Foi Cônsul-Geral do Brasil em Mumbai (2009). Aposentou-se do Serviço Exterior Brasileiro em 2015. Doou sua coleção de arte e etnologia asiáticas (com cerca de 3.000 peças), ao Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba. Esta coleção constitui a primeira ala asiática em um museu brasileiro. É membro da Diretoria da Câmara de Comércio Brasil-Índia. É coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos na ESPM.
LINA SAHEKI
Diretora e fundadora do Centro Ásia e da ONG Dobrando Alegrias. Licenciada em Letras Japonês pela UFPR e em Direito pela UFES, especialista em Ética pela USP e mestre em Direito. Atualmente, desenvolve projetos relacionados à Arte Asiática.
RODRIGO W APOLLONI
Doutor em Sociologia pela UFPR, mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP, com graduação em Jornalismo pela UFPR e em Direito pela UNICURITIBA. Atualmente em estágio de pós doutoramento em História pela UFCG. Autor de livros e artigos sobre artes marciais, civilização chinesa e cultura visual.
___________________________________________________________________________________
FEEDBACK DA EDIÇÃO ANTERIOR
"Lina e Rodrigo,
O que aconteceu ontem foi um momento único e mágico.
Foi como assistir a um filme...horas eu ria, horas me emocionava, horas meu coração batia mais forte...que aula FANTÁSTICA!
Muito obrigada do fundo do coração a vocês dois e ao embaixador Fausto.
Elisa"
"Não sei como descrever o último curso do centro Ásia!
Que privilégio poder participar, como sou grata a todos esses ensinamentos.
Nunca tinha olhado a arte como um caminho para entender o outro e a nós mesmos; principalmente a arte asiática que parece tão distante da nossa realidade aqui no Brasil.
Nunca me emocionei tanto assistindo a uma aula!
Lina, vc deve ministrar mais cursos e compartilhar conosco todo seu conhecimento, com toda sua emoção e encantamento únicos!
Confesso que não consegui segurar as lágrimas ouvindo vc falar. Chorei igual a uma criança!
Num mundo com tamanha intolerância, desigualdades e conflitos, assistir a aula foi um verdadeiro deleite que ficará registrado na minha memória. Está guardado no meu coração.
Descobrir o Centro Ásia foi um presente desse ano de 2020, marcado por tantas adversidades.
Seu saber, sua sensibilidade, generosidade, profissionalismo devem ser compartilhados mais vezes.
Parabéns pelo trabalho primoroso e obrigada Lina, Rodrigo e embaixador Fausto. Daniane "
_____________________________________________________________________________________
QUANDO? 13, 20 e 27 de das 19 às 21h . 6 horas de curso - (caso não haja possibilidade de comparecimento no dia, a gravação ficará disponível para ser assistida por 5 dias; o e-mail com acesso a gravação será enviado no dia seguinte ao da palestra). O participante receberá ainda um pequeno guia com referências sobre arte asiática.
QUANTO? R$ 160.
OBS.: Caso você já tenha assistido à primeira palestra, em 2020, sobre "A ARTE DE VER A ARTE ASIÁTICA" ministrada por Lina Saheki e Rodrigo Apolloni, entre em contato pelo email contato@centroasia.com.br para receber instruções para valores e acesso aos dois ultimos encontros.
COMO VAI SER? No dia da palestra, enviaremos um um link com as informações de acesso - a conferência será feita pelo Zoom. Caso você não localize o e-mail no dia, por favor procure na lupa do e-mail por contato@centroasia.com.br. Existe sempre a possibilidade de o nosso e-mail ter caído na pasta de spam (para evitar isto, basta favoritar nossos e-mails).
CERTIFICADO - O certificado digital será enviado no prazo de até 1 mês após a realização do evento.